Postagem em destaque

Devido ao agravamento do problema de saúde do Prof. Celso Waack Bueno, a edição deste blogue estará suspensa temporariamente.

sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

Sabe o homem para onde está indo?




A acumulação concentradora foi moldando sociedades, tornando-as  essencialmente competitivas.  Sua reversão induziria pois um perfil oposto, baseado na solidariedade.  Não é uma quimera pretender chegar a uma sociedade desse tipo – ela seria uma decorrência natural da reversão da acumulação concentradora a uma acumulação social.  Para essa reversão seria necessário empreender mudanças condicionantes da própria evolução – não as mudanças apenas corretivas de aspectos da evolução atual.

A acumulação concentradora deu origem a várias etapas tecnológicas de nossa história. A tecnologia da navegação transoceânica – por exemplo  – foi criada para que se mantivesse o comércio com o Oriente, tendo sido o capital de  comerciantes que financiou seu desenvolvimento em Sagres.  A contínua expansão do comércio gerou a necessidade de aumentar a produtividade, donde a criação de máquinas, instrumentos e novas fontes de energia que produziram a industrialização. A intensa atividade comercial e industrial, que se seguiu, já em âmbito mundial, requereu a expansão e maior complexidade das atividades gerenciais, o que foi viabilizado pelo desenvolvimento da informática-eletrônica, a qual, posteriormente, também viabilizou o consumismo popular. Grande parte da pesquisa científica e tecnológica é desenvolvida em função dos interesses do processo de acumulação, e por eles financiada.  A indústria de armamentos – por exemplo – é diretamente de interesse da manutenção e expansão da acumulação concentradora.  Na sociedade mundial atual, os hábitos de consumo, e portanto a maneira de viver, são  moldados em função dos bens postos à venda, que são mais condicionantes, do que resultantes, dos hábitos de consumo.

Esse é um processo que independe de formas ou pessoas. A acumulação concentradora foi moldando preferências e atitudes que se incorporaram à cultura de sucessivas gerações – uma cultura que prioriza a ascensão social no plano individual e o crescimento da produção no plano social, sendo que a ascensão social de cada um depende de seu sucesso em contribuir para o crescimento da produção,  características que remanescem a despeito de mudanças nas formas de produção.  A obsessão pelo crescimento, associada à obsessão pela ascensão social, são uma postura dominante na sociedade, e arraigada na mente humana. 
A participação no poder não se atém, no entanto, a um grupo fechado, a ele se agregando os que ascendem ao poder nas novas etapas tecnológicas  – como há pessoas ou entidades, integrantes do poder, que vão deixando de existir, ou vão ficando à margem do poder.  O poder mundial é pois uma síntese de poderes, escalonada  piramidalmente, com poder crescente da base para o ápice, mas com ascensão e descenso em seu interior.  Em suma, podemos entender o poder mundial como um todo amorfo  e dinâmico, mantido coeso pela obsessão em ascender e pela compulsão ao crescimento.  Sua resultante catastrófica resultaria menos de opções pessoais de seus integrantes, do que de tendências de longo prazo por eles obedecidas para se manterem no poder.
No entanto, há também tendências que se formam independentemente da acumulação concentradora.  Esse tipo de tendências inclui atualmente a tomada de consciência da realidade sócio-econômica-ambiental, consciência que vem se ampliando, e pode chegar a deter a  acumulação concentradora.  Em contrapartida, porém, a acumulação concentradora está escudada  pela  mentalidade  por ela moldada ao longo de milênios, assim  como por poderosos instrumentos de corrupção e represálias.   Portanto, a tomada de consciência terá de chegar a ser suficiente para suplantar esses obstáculos, criando assim  condições para reverter as tendências dominantes atuais    Mantidas essas tendências dominantes atuais, ou a natureza acaba com o homem, e se regenera a partir disso, ou o homem acaba com a natureza, mas ele incluído.  


-----------------------------OOO--------------------------------

Saiba mais sobre este assunto. Leia o livro
DESENVOLVIMENTO GENERALIZÁVEL
Apenas 35,00

Ou adquira meu outro livro
A REALIDADE SUBJACENTE
Apenas 25,00

PROMOÇÃO PELOS DOIS LIVROS: 45,00

Peça pelo email cwbueno@yahoo.com.br
Inclua seu nome e endereço no email
O Correio lhe entregará o(s) livro(s) e receberá o pagamento: valor do(s) livro(s) + taxa de envio (cerca de 7,00).
O livro Desenvolvimento e Convergência aguarda sua quarta edição. 


-----------------------------OOO--------------------------------
Veja o artigo "Os protestos populares se ampliam" na Página do Facebook. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário