Postagem em destaque

Devido ao agravamento do problema de saúde do Prof. Celso Waack Bueno, a edição deste blogue estará suspensa temporariamente.

sábado, 26 de novembro de 2016

O que é o Desenvolvimento Generalizável





É o desenvolvimento que pode ser levado a todos.
O que tem sido entendido como desenvolvimento é um processo acumulação concentradora, isto é, um processo de acumulação de poder, conseguida pela apropriação crescente de recursos naturais e humanos. Através de séculos, minorias têm se apropriado de forma crescente do uso dos recursos naturais e do trabalho, devastando os recursos naturais e superexplorando os trabalhadores. É um processo, portanto, que jamais poderá ser levado a todos, pois as melhorias que ele leva a alguns dependem da exploração de muitos outros. Esse processo se verifica também ao nível de países, quando alguns países vão aumentando seu poder pela expropriação dos recursos naturais e do esforço de trabalho de muitos outros países. E os contrastes assim se ampliam sempre, embora se difunda a ilusão de que os dominados vão “chegar lá”, enquanto a realidade é que os recursos naturais da Terra já estão se esgotando, impedindo que até mesmo os dominadores “continuem lá”. Ao mesmo tempo, a luta pelo poder divide e enfraquece a todos. Até ao nível máximo do poder mundial, onde há a disputa entre seus integrantes, agora entre homens já enlouquecidos pela enorme acumulação que manejam, a ponto de alguns já pretenderem reduzir a população mundial, para que sobrem recursos para a manutenção dos padrões de desperdício dos países ricos, embora esteja provado que ao nível atual ainda haja recursos para que todos vivam bem, sendo na verdade o real problema mundial a má distribuição de recursos. Não é possível que as pessoas de bom senso continuem tolerando essa série de absurdos. O Desenvolvimento Generalizável consiste, ao contrário, em um processo sensato de progressiva redistribuição de benefícios, em direção a uma sociedade, não de iguais, mas de iguais oportunidades.


 

  Oxfam

 Evidências da extrema concentração
             
São aqui reunidos alguns testemunhos sobre a extrema concentração a que se chegou na época atual, e seus efeitos devastadores.

Poder global
Um estudo da Universidade de Zurich (Suíça) revelou que um pequeno grupo de 147 grandes corporações transnacionais, principalmente financeiras e mineiro-extrativas, na prática controlam a economia global.

Desigualdade mundial 
A renda das 100 pessoas mais ricas poderia acabar com a miséria no mundo. A renda líquida obtida em 2012 pelas 100 pessoas mais ricas do mundo, 240 bilhões de dólares, poderia acabar quatro vezes com a extrema pobreza no planeta. O mundo hoje está construído para ampliar a desigualdade e não há sinais de mudança.  A informação está num relatório da ONG britânica Oxfam.

A concentração da riqueza        
Apenas 85 pessoas no mundo detêm 46% de toda a riqueza produzida no planeta.  Mesmo percentual de metade da população – segundo relatório divulgado no Fórum Econômico de Davos, na Suíça. O documento realça a incapacidade de políticos e líderes empresariais em deter o crescimento da desigualdade econômica.

 A má distribuição dos recursos
O estudo das Nações Unidas The future of the World Economy, coordenado pelo Prêmio Nobel  Wassily Leontief, deixou claro que o maior problema do mundo não é a escassez de recursos, mas sua má distribuição, especialmente com respeito a alimentos. 

Pobreza extrema
Dezenas de milhões de pessoas no mundo estão submetidas a condições abjetas de pobreza. 
US Government – The Global 2000 Report to the President (Carter)

Consumo de minerais
Em três décadas o mundo consumiu cerca de quatro vezes a quantidade de minerais consumida durante toda a história anterior da civilização.
Também de The Future of the World Economy   

Regime alimentar e capacidade da Terra
Se todo o mundo comesse como um americano, seria necessário dispor de cinco   Terras.
Terre, terriens et statistiques  (Nações Unidas)

Fome e desperdícios 
As Nações Unidas informam: 925 milhões de habitantes da Terra passam fome atualmente. Uma criança morre de fome a cada seis segundos.  222 milhões de toneladas de alimentos são desperdiçadas a cada ano nos países ricos, o que equivale  aproximadamente ao total de alimentos produzidos a cada ano na África. 
          

Gastos militares e fome 
Um levantamento do Banco Mundial informa que menos de 5% dos investimentos militares globais, que somam cerca de US$ 1,7 trilhão por ano, já seriam suficientes para combater a fome e a extrema pobreza, preservar o meio ambiente e prover melhores condições sociais para as populações mais carentes do mundo.

Padrões insustentáveis

As principais causas da deterioração ininterrupta do meio ambiente são os padrões insustentáveis de consumo e produção, especialmente nos países industrializados.             Conferência das Nações Unidas sobre meio ambiente e desenvolvimento.

-----------------------------OOO--------------------------------

Saiba mais sobre este assunto. Leia o livro
DESENVOLVIMENTO GENERALIZÁVEL
Apenas 35,00

Ou adquira meu outro livro
A REALIDADE SUBJACENTE
Apenas 25,00

PROMOÇÃO PELOS DOIS LIVROS: 45,00

Peça pelo email cwbueno@yahoo.com.br
Inclua seu nome e endereço no email
O Correio lhe entregará o(s) livro(s) e receberá o pagamento: valor do(s) livro(s) + taxa de envio (cerca de 7,00).
O livro Desenvolvimento e Convergência aguarda sua quarta edição. 

-----------------------------OOO--------------------------------

Veja na Página do Facebook o artigo "Pele Negra, Máscara Brancas"

Um comentário: